2ª Edição
facebook instagram
oradores
Os oradores selecionados são especialistas. Todos partilham e partilharão conhecimento prático, na primeira pessoa, de forma interessante e dinâmica.
São pessoas que nas suas vidas demonstram enorme capacidade de lidar com a mudança, gosto em aprender coisas novas e que preservam um equilíbrio mental em situações desconhecidas.
Oradores conscientes, competentes, comprometidos e criativos, capazes de inspirar, capacitar e fazer os jovens acreditarem que também eles podem fazer acontecer, que “… não são o futuro, são o presente, o agora” como afirmou o Papa Francisco nas JMJ no Panamá.
Ilustração 2
Hunter Halder
HUNTER HALDER
Fundador da Re-Food
Alfacinha por opção de vida, americano pelo local de nascimento, Hunter Halder, desempregado e de olhos atentos ao desperdício alimentar que se produzia nos r estaurantes e cafés da cidade de Lisboa, decidiu pegar na sua bicicleta e recolher a comida que iria para o lixo. O seu objetivo era entregá-la aos que passavam fome, uma realidade dura e crescente em 2011, fruto da crise financeira. Com vontade de ajudar, dedicação, inovação e paixão, surgiu o movimento Re-Food.
Os desafios encontrados, pessoais e sociais, os recursos descobertos, as lições aprendidas transformaram Hunter num homem capaz de entusiasmar pessoas e de as incitar a mostrar do que são capazes para mudar o seu mundo. Atualmente, existem 27 núcleos em Portugal e mais de 900 parceiros que fazem a Re-Food possível!
Teresa Ruivo
TERESA RUIVO
Psicóloga Clínica
Teresa Ruivo é psicóloga clínica e exerce a sua profissão junto de crianças e adolescentes. Sem formação artística de base, começou em 2014 a desenhar por graça e gosto pessoal, sem imaginar que o desenho viria a ser tão importante para si. Gosta de desenhar os lugares por onde passa, os pequenos gestos e rotinas das pessoas e tudo aquilo que de algum modo a impressiona. Adora viajar e conhecer lugares distantes, o que não faz sem um caderno na mão. Desenvolve o projecto "Desenhar Contigo” no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, no qual conduz um workshop semanal de desenho dirigido a crianças com doenças oncológicas. Atualmente, pertence à Direcção dos Urban Sketchers Portugal. Publica no Instagram (@teresaruivo) e num Blog ( https://teresaruivo.blogspot.pt/)
Miguel Ribeiro Ferreira
MIGUEL RIBEIRO FERREIRA
Marketeer | Empreendedor
Miguel Ribeiro Ferreira estudou Marketing e fez um MBA em Londres. Iniciou o seu primeiro negócio com 12 anos, como criador de cães, gerando até a sua própria marca neste negócio: Pata de Cão. Aos 18 anos, tinha várias empresas ligadas ao ramo da jardinagem, pintura e reparos. Com 20 anos, começou o seu principal negócio: a água engarrafada para utilização em escritórios. Depois de uma viagem a Miami, regressou com a ideia de criar uma empresa de refrigeradores de água. Nasceu a Bebágua. Mais tarde, viajou para Espanha onde criou a Aquajet, que, em apenas dois anos, foi líder no mercado espanhol. No final de 2004, a Aquajet fundiu-se com a Fonte Viva, que é atualmente a maior empresa de refrigeradores de água na Península Ibérica. Hoje, ajuda empresários, investe em startups e dirige uma instituição de solidariedade social, que ajuda pessoas com problemas de desenvolvimento intelectual.
Sara Gomes
SARA GOMES
Ex-aluna Amor de Deus
Sara nasceu em Lisboa e cresceu em Cascais. Nunca foi “a melhor", mas tinha sempre em mente o princípio "vou fazer melhor do que ontem". Foi uma miúda como todas as outras e teve um bom suporte familiar. Com disciplina e dedicação, porque não era "a melhor", conseguiu conciliar as exigências do Basket, desporto em que era atleta federada, com a vida escolar, até aos 17 anos. Aos 18, decidiu ser nadadora salvadora, função que exerceu enquanto frequentava o Ensino Superior: "Salvar vidas no Mar dava pica!". No entanto, sem falar inglês, a sua grande aventura começou aos 20 anos, quando decidiu apanhar um avião e ir fazer a sua primeira licenciatura num país estrangeiro onde tudo era diferente. Passados doze anos, a Sara continua com novos desafios e dividida entre a carreira profissional em Inglaterra e a família em Portugal.
Paulo Duarte
PAULO DUARTE
Padre Jesuíta | Autor
Paulo Duarte, sj, nasceu em Portimão. É jesuíta, padre, colaborador na Casa da Torre - Centro de Espiritualidade e Cultura (em Soutelo, Vila Verde) e Centro Académico de Braga. São muitas as pessoas que acompanha diariamente: em retiros, em conversas, em celebração de missa e reconciliação. Tem como interesse de investigação a relação da arte com a espiritualidade, nomeadamente através do corpo e da dança. A presença nas redes sociais e ocasionalmente em programas televisivos permite uma comunicação ampla com a sociedade atual. Tem dois livros publicados: Deus como Tu (2018) e, recentemente, Rezar a Vida - A experiência da fé no quotidiano (2019). “Que andamos aqui a fazer?”, costumamos perguntar. “Da minha parte, a deixar-me ser do tamanho do meu sonho.”, costuma responder.
Mariana Barbosa
MARIANA BARBOSA
Jornalista
Mariana Barbosa nasceu em Coimbra e é jornalista desde 2007. Fez Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e Erasmus em Madrid. Entrou pela primeira vez na redacção da TSF em 2007, onde estagiou. Passou pelo Rádio Clube Português e integrou as equipas de várias publicações de referência, como o Actualidade-Economia Ibérica, diário i, Dinheiro Vivo, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Time Out Lisboa, Tentações e Sábado. Em 2013, mudou-se para a Argentina para fazer o mestrado em jornalismo e trabalhar no La Nación. Em 2014, coordenou a revista literária Estante e, no mesmo ano, juntou-se às Chicas Poderosas, movimento de empoderamento feminino em jornalismo e comunicação, tornando-se sua embaixadora em Portugal. Passou ainda pela redação da Propublica, em Nova Iorque, e voltou a Portugal onde integrou a equipa do ECO - Economia Online. Desde 2011 escreve histórias de Fazedores: gente que pensa, planeia e cria negócios. Gosta mais de escrever, de viajar e de perguntar do que de responder. Devoradora de histórias de pessoas, é curiosa acerca do destino mas, sobretudo, atenta ao caminho. Acredita cada vez mais em unicórnios.
Pedro Almeida
PEDRO ALMEIDA
Chef
Para Pedro Almeida a arte culinária é uma paixão desde muito cedo. Dos cozinhados da mãe, tipicamente portugueses, aos produtos cultivados nas quintas em redor da sua casa, tudo serviu como mote ou fonte de inspiração. Pedro estava certo de que o seu futuro seria satisfazer os paladares dos outros. A sua formação passou pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e o fascínio pela cozinha japonesa chegou depois, resultado de um processo de crescimento profissional. Aprendeu com os melhores, caso do Sushi Man Paulo Morais. Disciplina, perseverança, preocupação com os detalhes e respeito pelos ingredientes acentuaram o gosto pela cozinha japonesa. O Chef Pedro liderou a abertura do restaurante MOMO do Casino de Lisboa e dali para a cozinha do Midori, no Penha Longa Resort, foi um passo. Neste restaurante, Pedro Almeida encontrou a base e inspiração para uma cozinha de fusão entre Portugal e Japão.
Pretendemos acrescentar valor aos alunos do 9º ano e Ensino Secundário, através de uma manhã de empoderamento,
uma manhã de Faz Acontecer!

Partilhamos perspetivas,
acendemos probabilidades para o futuro,
hoje.
DESCOBRE O QUE NOS MOVE
Ilustração 1